Programação


Programação Preliminar

Programação Preliminar

A atração cultural (Peça Migrantes) ocorrerá no Teatro da Liga, situado à Rua Jaguaruna, nº 100 - Centro

Caderno de programação

Baixe o Caderno de programação

Palestrantes

 

Retrato de Anna Pellizari, senhora de cabelos curtos, encaracolados e de óculos com armação grossa

Anna Pellizzari

Especialista em design de materiais, com mais de 25 anos de experiência no ramo. Ministrou cursos de curta duração na Academia Domus, em Milão, na Central St. Martins, em Londres e no Instituto de Moda e Tecnologia, em Nova Iorque. Trabalhou com design gráfico, de materiais e Cores, Materiais e Acabamentos (CMF). Contribuiu com grandes marcas nos setores de bens esportivos, automotivo, interiores e embalagens. Tem ministrado palestras no Politécnico de Milão, NABA, Academia Domus, Escola de Design Elisava, Instituto SADI Samsung de Artes e Design e é coautora do livro “Neomateriais na Economia Circular”, Edição Ambiente, 2017. Desde 2012 é Diretora Executiva da Material ConneXion Itália.

Retrato de senhor indiano em vista frontal, sorrindo e com óculos

Srini Srinivasan

Empresário, Diretor Executivo da LUMIUM DESIGN Inc., premiada empresa de design sediada no Vale do Silício que atua no desenvolvimento de produtos eletrônicos, equipamentos médicos,  industriais, e de segurança entre outros. Especialista em tecnologia, com mais de 25 anos de experiência no Vale do Silício, Estados Unidos e Índia. Atualmente é Presidente eleito da World Design Organization (WDO), membro ativo da IDSA (Associação Americana de Designers Industriais). Como membro do Conselho Consultivo, orienta startups de tecnologia e institutos de educação. Atualmente faz parte do conselho da Design School da Indus University; e do Instituto para Gestão e Desenvolvimento da Pesquisa de Wellingkar em Mumbai, India. Ministrou palestras para eventos da WDO em vários países sobre temas como  inovação, mobilidade em megacidades, impacto da experiência do usuário no dia-a-dia, projeção de negócios, desenho de novas cidades, tendências globais em Design, inovação em design urbano, entre outros. Atuou como membro de júri em premiações de projeto de produto Core77 (2016), India Design Mark (2018), e de inovação na Consumer Electronics Show (2018, 2017, 2016), Painel IEEE Design for Usability (2013) em Las Vegas.

Juan Camilo Buitrago

Juan Camilo Buitrago

Designer Industrial pela Universidad Jorge Tadeo Lozano de Bogotá, Mestre em Sociologia pela Universidad del Valle em Cali, Colômbia e Doutor em Ciências - Design e Arquitetura (com ênfase em História e Teoria do Design) pela Universidade de São Paulo. É professor de História do Design, Fundamentos Filosóficos do Design e Metodologia da Pesquisa no Departamento de Design da Universidad del Valle, em Cali desde 2005. Membro dos grupos de pesquisa em design ‘Nobus’ e ‘Arqueodiversidad’, ambos da Faculdad de Artes Integradas da Universidad del Valle. É membro do conselho editorial das ‘revistas Nexus’, ‘La Tadeo de Arte’ e avaliador da ‘Revista Chilena de Diseño RChD’. Palestrante em eventos acadêmicos organizados na Colômbia, Argentina, Brasil, Escócia, Estados Unidos e Espanha. Publicou artigos sobre teoria e a história colombiana e latino-americana do Design. É autor do livro ‘Creatividad Social - la profesionalización del Diseño Industrial en Colombia’, organizador da série ‘Improntas de un Error’, colecção de cinco livros temáticos que reúne vários acadêmicos colombianos para refletir problemas relacionados com o Design. Também é organizador do livro ‘Diseño Dialoga’ junto com Augusto Solórzano da Universidad Nacional de Medellín. Seus interesses tem a ver principalmente com a sociologia e a história do design. 

Patricia Werner

Patricia Werner

Doutoranda em Design e Tecnologia pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com parte da pesquisa sobre Educação em Design realizada no IADE, em Lisboa. Mestre em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou como designer na Elsevier e coordenou a área de Design Estratégico da Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos) durante 7 anos. Atualmente atua como consultora nas áreas de Design, Gestão e Educação, com pesquisa voltada para a Produção Científica na Pós-Graduação Brasileira e o Sistema de Avaliação Quadrienal da Capes.

Veronica Barzola

Veronica Barzola

Doutoranda em Ciências Políticas e Relações Internacionais (Universidad Complutense de Madrid, España). Mestre em Relações Internacionais  (Università di Bologna, Italia) e Licenciada em Relações Públicas (Universidad de Palermo). Integra o Corpo Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em  Gestão do Desenho. Coordena a Linha de investigação Presente e Futuro do Desenho Latino, programa de investigação e desenvolvimento em desenho da Universidade de Palermo. É Gerente de Relacções Públicas para Sul América de Goldwind.

Sydney de Freitas

Sydney de Freitas

Graduado em Design pela PUC-Rio e mestrado e doutorado em Engenharia da Produção na COPPE/UFRJ. É Professor Associado da ESDI/UERJ e membro do corpo docente permanente do Programa de Pos-Graduacao em Design da ESDI onde orienta mestrandos e doutorandos com pesquisas sobre Métodos e Técnicas em Pesquisa Qualitativa, Usabilidade, Ensino/Pesquisa em Design

Retrato do professor Eugênio, senhor de cabelo curto e óculos, sorrindo

Eugenio Andrés Díaz Merino

Graduado em Desenho Industrial pela UFRJ, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor Titular da UFSC, instituição na qual coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção, ambos da UFSC. Integra o grupo de avaliadores do INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina na avaliação de cursos. É pesquisador CNPq (PQ1C) e Coordenador Adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design (CAPES). Foi Coordenador do Comitê Assessor do CNPq (CA DI) e líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design. Realizou Estágio Sênior na Universidad Politécnica de Valencia (Espanha - CAPES). Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produtos e processos.

Retrato da professora Rita Couto, senhora de cabelos longos, sorrindo

Rita Couto

Bacharel em Desenho Industrial e em Comunicação Visual, PUC-Rio.  Mestre  e Doutora em Educação pela PUC-Rio com pós-doutorado na Escola de Belas Artes da UFBA. Atua como Professora Associada II do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio  na Graduação e na Pós-graduação. Possui experiência como Coordenadora de Graduação, de Pós-graduação e Diretora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. É Coordenadora Adjunta do PPG Design e coordena o Laboratório Interdisciplinar de Design e Educação, LIDE/DAD/PUC-Rio. É bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ1D do CNPq e Líder dos Grupos de Pesquisa ‘Pedagogia do Design’ e ‘Design em situações de ensino-aprendizagem’ no CNPq. No âmbito da Pesquisa em Design tem publicado livros, artigos em periódicos e em anais de congressos nacionais e internacionais, com ênfase no estudo dos temas: ensino do Design e Design no ensino, interdisciplinaridade, pedagogia do Design, Design em Parceria, entre outros. É consultora ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPESP e da FAPERJ, bem como  membro do Comitê Assessor de Desenho Industrial do CNPq e Editora Chefe da revista Estudos em Design.

fotografia de homem de óculos, armação quadrada e leve, busto visto de lado e sorrindo

Paulo Bago D'Uva

Doutor em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.  Mestre em Industrial Design pela DOMUS ACADEMY/Milão e em Design Industrial com especialização em Biônica aplicada ao Design e à Arquitectura pelo Centro de Investigação do Istituto Europeu di Design/Milão. Pós-graduado em Audiovisuais/IADE-Lisboa. Cenógrafo para televisão e teatro. Consultor do Centro Português de Design de 1991 até a sua extinção. Professor Auxiliar Convidado na UBI e Universidade de Aveiro onde foi vice-diretor do Mestrado em Engenharia e Design de Produto. Coordenador de Design Industrial e Design Management no IADE/Laureate. Lecionou nos mestrados da Universidade da Beira interior, Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, Universidade Lusófona de Lisboa e pontualmente na PUC- Rio, Fortaleza, João pessoa, Milão. Júri em diversos concursos internacionais de design. Sócio fundador da Almadesign e Prêmio Nacional de Design 1998. Diretor de Atelier de Industrial na Novodesign/Brandia. Diretor de Design na Modusdesign e consultor de associações para áreas como eletrodomésticos, multimídia, mobiliário e iluminação urbana, transportes e Indústria Naval (onde foi responsável pelo design de vários catamarans turísticos para os estaleiros Nautiber, entre outros).

fotografia de senhor de cabelhos grisalhos e encaracolados, com óculos de armação grossa e sorriso contido

Wilson Ribeiro dos Santos Junior

Graduado, Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular Categoria A6 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coordenador da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES para o período 2018-2022, designado pela Portaria CAPES 065/2018. Membro do corpo docente permanente e ex - Coordenador (2007 - 2014) do Programa de Pós Graduação em Urbanismo (POSURB PUC-Campinas). Ex-diretor e docente da FAU PUC-Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 . Avaliador ad hoc do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do MERCOSUL (ARCU-SUL) , do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC, e consultor ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPESP. Líder do Grupo de Pesquisa Requalificação Urbana do CEATEC PUC-Campinas atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arquitetura e urbanismo. requalificação urbana, sistema de espaços livres, estudos da metrópole, projetos urbanos em áreas centrais.

fotografia de senhor com paletó, cabelos levemente grisalhos e sorriso contido

José Rizo Hahn Filho

Graduado em engenharia mecânica pela Iowa State University, atua na área de automação industrial há 25 anos. Fundador e CEO da Pollux,. A Pollux foi reconhecida como uma das empresas de tecnologia mais inovadoras do país pela FINEP e aparece na lista das 100 melhores empresas de tecnologia para se trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work Institute. Atua na área de automação industrial há 25 anos. Representa a companhia e o país em diversos fóruns mundiais de tecnologia, como Industrial Internet Consorcium nos EUA e Indústria 4.0 na Alemanha. Com o título Ernst & Young de Empreendedor do Ano e selecionado pela Endeavor, Rizzo apoia fortemente as causas do empreendedorismo e da inovação no Brasil. É atualmente o Presidente da Associação Brasileira de Internet Industrial – ABII.

fotografia de homem, cabelo ralo e sorrindo

João Sobral

Doutor em Design e Sociedade pela PUC-Rio, Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau, Graduado em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco.  É  Professor Titular da Universidade da Região de Joinville, instituição na qual coordena o Programa de Pós-Graduação em Design  e o projeto de pesquisa Design e Processos e do Laboratório Iris. É consultor Ad hoc da CAPES, FAPESC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. É Conselheiro de Cultura da cidade de Joinville, Coordenador do Fórum Nacional de Pós-Graduação em Design e Membro da Diretoria de Internacionalização da CAPES.  Foi Chefe do Departamento de Design da Univille,  representou o estado de Santa Catarina como membro do Colegiado de Design no Conselho Nacional de Políticas Culturais e foi pesquisador CNPq/Universal.  Como pesquisador possui experiência nas áreas do Design, Educação e Imagem, atuando principalmente com os temas: Fotografia, Artes, Comunicação Visual, Desenvolvimento de produto, Ergonomia e Usabilidade.