Programação


Programação Preliminar

Programação Preliminar

 

Caderno de programação

Baixe o Caderno de programação

Palestrantes

 

Srini Srinivasan

 

Srini Srinivasan

Empresário, Diretor Executivo da LUMIUM DESIGN Inc., premiada empresa de design sediada no Vale do Silício que atua no desenvolvimento de produtos eletrônicos, equipamentos médicos,  industriais, e de segurança entre outros. Especialista em tecnologia, com mais de 25 anos de experiência no Vale do Silício, Estados Unidos e Índia. Atualmente é Presidente eleito da World Design Organization (WDO), membro ativo da IDSA (Associação Americana de Designers Industriais). Como membro do Conselho Consultivo, orienta startups de tecnologia e institutos de educação. Atualmente faz parte do conselho da Design School da Indus University; e do Instituto para Gestão e Desenvolvimento da Pesquisa de Wellingkar em Mumbai, India. Ministrou palestras para eventos da WDO em vários países sobre temas como  inovação, mobilidade em megacidades, impacto da experiência do usuário no dia-a-dia, projeção de negócios, desenho de novas cidades, tendências globais em Design, inovação em design urbano, entre outros. Atuou como membro de júri em premiações de projeto de produto Core77 (2016), India Design Mark (2018), e de inovação na Consumer Electronics Show (2018, 2017, 2016), Painel IEEE Design for Usability (2013) em Las Vegas.

 

Emilio Genovesi

 

Emilio Genovesi

Desde 2001 é membro do Conselho Administrativo da Material ConneXion Itália, da qual se tornou CEO a partir de 2017. Colabora com a Prefeitura de Milão no projeto Expo in Città, em vista da Expo 2015, e é líder do projeto do Parque da Biodiversidade, um pavilhão temático na Expo Milano 2015. Coopera com a Domus Academy desde 1992. Em sua função como Gerente Geral, consolidou os dois cursos de pós-graduação em Design. Dirigiu o projeto e o lançamento dos quatro novos Mestrados em Gestão Urbana e  Arquitetura, Design de Interação, Design de Interiores e Business Design. Dedicou-se à educação e à pesquisa relacionada ao Design e Estratégia Empresarial. Sobre este tema promoveu numerosas conferências e iniciativas na Itália e proferiu conferências na França, Alemanha, Suíça, Holanda, Suécia, Noruega, Turquia, Japão, China, Coréia e Hong Kong no âmbito das da rede de universidades e centros de pesquisa da Domus Academy. Em 2010, como CEO, fundou a Design Consulting Company DARCMilano com três outros sócios, atuando na área de design estratégico e de produtos, design de marca, gestão e imagem corporativa. A empresa trabalha para empresas italianas e estrangeiras. Desde 2007, escreve uma coluna dedicada aos temas de design e estratégia de negócios na inserção Nòva24 do Sole 24 Ore. De 1985 a 1992, foi diretor de marketing e comunicação de uma renomada empresa italiana de design.

 

Juan Camilo Buitrago

 

Juan Camilo Buitrago

Juan Camilo Buitrago Designer Industrial pela Universidad Jorge Tadeo Lozano de Bogotá, Mestre em Sociologia pela Universidad del Valle em Cali, Colômbia e Doutor em Ciências - Design e Arquitetura (com ênfase em História e Teoria do Design) pela Universidade de São Paulo. É professor de História do Design, Fundamentos Filosóficos do Design e Metodologia da Pesquisa no Departamento de Design da Universidad del Valle, em Cali desde 2005. Membro dos grupos de pesquisa em design ‘Nobus’ e ‘Arqueodiversidad’, ambos da Faculdad de Artes Integradas da Universidad del Valle. É membro do conselho editorial das ‘revistas Nexus’, ‘La Tadeo de Arte’ e avaliador da ‘Revista Chilena de Diseño RChD’. Palestrante em eventos acadêmicos organizados na Colômbia, Argentina, Brasil, Escócia, Estados Unidos e Espanha. Publicou artigos sobre teoria e a história colombiana e latino-americana do Design. É autor do livro ‘Creatividad Social - la profesionalización del Diseño Industrial en Colombia’, organizador da série ‘Improntas de un Error’, colecção de cinco livros temáticos que reúne vários acadêmicos colombianos para refletir problemas relacionados com o Design. Também é organizador do livro ‘Diseño Dialoga’ junto com Augusto Solórzano da Universidad Nacional de Medellín. Seus interesses tem a ver principalmente com a sociologia e a história do design. 

 

Patricia Werner

 

Patricia Werner

Doutoranda em Design e Tecnologia pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com parte da pesquisa sobre Educação em Design realizada no IADE, em Lisboa. Mestre em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou como designer na Elsevier e coordenou a área de Design Estratégico da Fundação Getulio Vargas (FGV Projetos) durante 7 anos. Atualmente atua como consultora nas áreas de Design, Gestão e Educação, com pesquisa voltada para a Produção Científica na Pós-Graduação Brasileira e o Sistema de Avaliação Quadrienal da Capes.

 

Veronica Barzola

 

Veronica Barzola

Doutoranda em Ciências Políticas e Relações Internacionais (Universidad Complutense de Madrid, España). Mestre em Relações Internacionais  (Università di Bologna, Italia) e Licenciada em Relações Públicas (Universidad de Palermo). Integra o Corpo Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em  Gestão do Desenho. Coordena a Linha de investigação Presente e Futuro do Desenho Latino, programa de investigação e desenvolvimento em desenho da Universidade de Palermo. É Gerente de Relacções Públicas para Sul América de Goldwind.

 

Sydney de Freitas

 

Sydney de Freitas

 

Graduação em Design pela PUC-Rio e mestrado e doutorado em Engenharia da Produção na COPPE/UFRJ. É Professor Associado da ESDI/UERJ e membro do corpo docente permanente do Programa de Pos-Graduacao em Design da ESDI onde orienta mestrandos e doutorandos com pesquisas sobre Métodos e Técnicas em Pesquisa Qualitativa, Usabilidade, Ensino/Pesquisa em Design