Instruções para submeter artigos


As propostas deverão ser submetidas até 15 de março 2018, por meio dos botões ‘Registrar’ e ‘Acessar’ disponíveis no topo desta página.

No processo de submissão deverão ser postados dois arquivos: um com as informações completas e outro preparado para avaliação (conforme orientações no template). Ao finalizar a submissão de cada proposta, haverá um redirecionamento automático para realizar o pagamento.

Importante:​ c​ada submissão requer uma taxa no valor de R$ 50,00 (sistema PagSeguro) que será abatido do valor da inscrição do autor principal (não cumulativo). Não existe limite de propostas por participante.

Observação: A Comissão Organizadora e o Comitê Científico não são responsáveis por correções de digitação, ortografia ou gramática, nem pela originalidade do trabalho submetido para este evento, de modo que não poderão ter sido apresentados em outro evento, publicados em revistas ou em outro meio de divulgação

Consulte a descrição das modalidades disponíveis no botão ‘Baixe o Edital’ logo abaixo. Os templates (artigo completo, iniciação científica, workshop, protótipo e publicação técnica) estão disponíveis junto a descrição de cada modalidade a seguir.

 

Baixe o Edital

 

2.1.1 ARTIGO COMPLETO

Número de páginas: 10 a 15 páginasBaixe o template

Compreende-se que os artigos completos são aqueles que contemplam resultados de pesquisas originais, preferencialmente já concluídas ou em fase de conclusão, e, caso sejam selecionados, deverão ser apresentados oralmente pelo(s) autor(es) durante o evento.

Critérios de avaliação:

i) Relevância

 

Adequação do trabalho a um dos eixos temáticos do evento, interesse para a  comunidade técnico-científica da área, importância para o avanço do conhecimento, consequências sociais e econômicas, possibilidades de aplicação, etc.

ii) Originalidade

Contribuição original, apresentação de novas ideias, novas ferramentas, novas abordagens, etc.

iii) Qualidade Técnica

Rigor dos conceitos e técnicas apresentados, adequação da metodologia, uso das ferramentas, qualidade das análises e das conclusões.

iv) Qualidade da Apresentação

Estrutura, formatação, redação, clareza, organização, qualidade de figuras, legibilidade de tabelas e ilustrações, adequação ao template, referências, etc.

IMPORTANTE: Atentar para as orientações relacionadas à omissão dos nomes dos autores para a blind review, sob o risco de desclassificação do trabalho.

 

 

2.1.2 PUBLICAÇÃO TÉCNICA

Número de páginas: 05 a 09 páginasBaixe o template

Compreende-se por publicação técnica o relato de pesquisas e experiências aplicadas abrangendo dados e fundamentos que explicam e detalham a proposta desenvolvida. Pode ser dirigido a uma empresa ou organização.

Critérios de avaliação:

i) Relevância

Adequação do trabalho a um dos eixos temáticos do evento, interesse para a comunidade técnico-científica da área, importância para o avanço das práticas atuais no que tange suas possibilidades de aplicação, etc.;

ii) Originalidade

Contribuição original, novas ferramentas, novas abordagens, novas aplicações, etc.;

iii) Qualidade Técnica

Rigor dos conceitos e técnicas apresentados, adequação da metodologia, uso das ferramentas, qualidade da proposta de desenvolvimento e das conclusões;

iv) Qualidade da apresentação

Estrutura, formatação, redação, clareza, organização, qualidade de figuras, legibilidade de tabelas e ilustrações, adequação ao template, referências, etc.

IMPORTANTE: Atentar para as orientações relacionadas à omissão dos nomes dos autores para a blind review, sob o risco de desclassificação do trabalho.

 

2.1.3 ARTIGO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Número de páginas: 05 a 09 páginasBaixe o template

Compreende-se os artigos de iniciação científica aqueles que contemplam resultados parciais de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, desenvolvidos durante o curso de graduação.

Caso aprovado, o trabalho será apresentado pelos autores em até 3 slides,  em três minutos sob o formato Pitch.

Critérios de avaliação:

i) Relevância

 

Adequação do trabalho ao congresso, interesse para a  comunidade técnico-científica da área, importância para o avanço do conhecimento, consequências sociais e econômicas, possibilidades de aplicação, etc.;

ii) Originalidade

Apresentação de novas ideias, novas ferramentas, novas abordagens, etc.

iii) Qualidade Técnica

Rigor dos conceitos e técnicas apresentados, adequação da metodologia, uso das ferramentas, qualidade das análises e das conclusões;

iv) Qualidade da apresentação

Estrutura, formatação, redação, clareza, organização, qualidade de figuras, legibilidade de tabelas e ilustrações, adequação ao template, referências, etc.

IMPORTANTE: Atentar para as orientações relacionadas à omissão dos nomes dos autores para a blind review, sob o risco de desclassificação do trabalho.

 

2.1.4 WORKSHOPS

Número de páginas: 03 a 05 páginasBaixe o template

A categoria workshops compreende propostas de capacitação aderentes aos eixos temáticos do evento, com duração mínima de 2 horas e máxima de 3 horas.

Critérios de avaliação:

i) Relevância

 

Adequação do trabalho a um dos eixos temáticos do evento, interesse para a  comunidade técnico-científica da área.

ii) Originalidade

Adequação metodológica de conceitos e técnicas para realização do workshop.

iii) Descrição da estrutura e equipamentos necessários

Só serão aceitos os workshops mediante a viabilidade da estrutura disponível.

IMPORTANTE: Atentar para as orientações relacionadas à omissão dos nomes dos autores para a blind review, sob o risco de desclassificação das propostas.

 

2.1.5 PROTÓTIPOS

Número de páginas: 03 a 05 páginasBaixe o template

A categoria protótipos compreende a exposição de protótipos (físico e/ou virtuais) aderentes aos eixos temáticos do evento.

Critérios de avaliação:

i) Relevância

 

Adequação do trabalho a um dos eixos temáticos do evento, interesse para  a comunidade técnico-científica da área, projeto e conceito.

ii) Qualidade Técnica

Adequação do protótipo à fundamentação técnico-científica e ao projeto.

iii) Qualidade de apresentação

Se aprovado, o protótipo deverá ser exposto, acompanhado de um pôster (90 x 120cm) com uma síntese do projeto.

IMPORTANTE: Atentar para as orientações relacionadas à omissão dos nomes dos autores para a blind review, sob o risco de desclassificação do trabalho.

 

Será disponibilizado 1 cubo (ou equivalente) para cada proposta aprovada. Em casos excepcionais solicita-se explicitar a necessidade de cubo adicional na submissão da proposta.