Instruções para submeter a versão final


Importante:

1 ) ao fazer o upload do seu trabalho verifique se todas as informações inseridas nos campos de preenchimento estão corretas. Lembramos que as informações para o caderno de programação, anais, certificados e outros documentos serão geradas a partir destes dados.

2 ) o arquivo final  deverá ser atualizado em PDF com a inclusão das informações omitidas para revisão cega. Destacamos ainda que correções de digitação, ortografia ou gramática e a originalidade do trabalho são de inteira responsabilidade dos autores. Lembramos que pelo menos um dos autores deverá estar inscrito para apresentação e/ou publicação do trabalho no evento.

Caso seja necessário, os templates (artigo completo, iniciação científica, workshop, protótipo e publicação técnica) estão disponíveis junto à descrição de cada modalidade, a seguir. Atualize seu trabalho e consulte o edital nos botões abaixo!

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2.1.1 ARTIGO COMPLETO

Número de páginas: 10 a 15 páginasBaixe o template

Compreende-se que os artigos completos são aqueles que contemplam resultados de pesquisas originais, preferencialmente já concluídas ou em fase de conclusão, e, caso sejam selecionados, deverão ser apresentados oralmente pelo(s) autor(es) durante o evento.

Critérios de avaliação:

i) Relevância

 

Adequação do trabalho a um dos eixos temáticos do evento, interesse para a  comunidade técnico-científica da área, importância para o avanço do conhecimento, consequências sociais e econômicas, possibilidades de aplicação, etc.

ii) Originalidade

Contribuição original, apresentação de novas ideias, novas ferramentas, novas abordagens, etc.

iii) Qualidade Técnica

Rigor dos conceitos e técnicas apresentados, adequação da metodologia, uso das ferramentas, qualidade das análises e das conclusões.

iv) Qualidade da Apresentação

Estrutura, formatação, redação, clareza, organização, qualidade de figuras, legibilidade de tabelas e ilustrações, adequação ao template, referências, etc.

IMPORTANTE: as informações omitidas para revisão cega deverão ser informadas. Correções de digitação, ortografia e gramática (nos campos de preenchimento e nos arquivos depositados) são de inteira responsabilidade dos autores. Lembramos que pelo menos um dos autores deverá estar inscrito para apresentação e/ou publicação do trabalho no evento.

 

 

2.1.2 PUBLICAÇÃO TÉCNICA

Número de páginas: 05 a 09 páginasBaixe o template

Compreende-se por publicação técnica o relato de pesquisas e experiências aplicadas abrangendo dados e fundamentos que explicam e detalham a proposta desenvolvida. Pode ser dirigido a uma empresa ou organização.

Critérios de avaliação:

i) Relevância

Adequação do trabalho a um dos eixos temáticos do evento, interesse para a comunidade técnico-científica da área, importância para o avanço das práticas atuais no que tange suas possibilidades de aplicação, etc.;

ii) Originalidade

Contribuição original, novas ferramentas, novas abordagens, novas aplicações, etc.;

iii) Qualidade Técnica

Rigor dos conceitos e técnicas apresentados, adequação da metodologia, uso das ferramentas, qualidade da proposta de desenvolvimento e das conclusões;

iv) Qualidade da apresentação

Estrutura, formatação, redação, clareza, organização, qualidade de figuras, legibilidade de tabelas e ilustrações, adequação ao template, referências, etc.

IMPORTANTE: as informações omitidas para revisão cega deverão ser informadas. Correções de digitação, ortografia e gramática (nos campos de preenchimento e nos arquivos depositados) são de inteira responsabilidade dos autores. Lembramos que pelo menos um dos autores deverá estar inscrito para apresentação e/ou publicação do trabalho no evento.

 

2.1.3 ARTIGO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Número de páginas: 05 a 09 páginasBaixe o template

Compreende-se os artigos de iniciação científica aqueles que contemplam resultados parciais de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, desenvolvidos durante o curso de graduação.

Caso aprovado, o trabalho será apresentado pelos autores em até 3 slides,  em três minutos sob o formato Pitch.

Critérios de avaliação:

i) Relevância

 

Adequação do trabalho ao congresso, interesse para a  comunidade técnico-científica da área, importância para o avanço do conhecimento, consequências sociais e econômicas, possibilidades de aplicação, etc.;

ii) Originalidade

Apresentação de novas ideias, novas ferramentas, novas abordagens, etc.

iii) Qualidade Técnica

Rigor dos conceitos e técnicas apresentados, adequação da metodologia, uso das ferramentas, qualidade das análises e das conclusões;

iv) Qualidade da apresentação

Estrutura, formatação, redação, clareza, organização, qualidade de figuras, legibilidade de tabelas e ilustrações, adequação ao template, referências, etc.

IMPORTANTE: as informações omitidas para revisão cega deverão ser informadas. Correções de digitação, ortografia e gramática (nos campos de preenchimento e nos arquivos depositados) são de inteira responsabilidade dos autores. Lembramos que pelo menos um dos autores deverá estar inscrito para apresentação e/ou publicação do trabalho no evento.

 

2.1.4 WORKSHOPS

Número de páginas: 03 a 05 páginasBaixe o template

A categoria workshops compreende propostas de capacitação aderentes aos eixos temáticos do evento, com duração mínima de 2 horas e máxima de 3 horas.

Critérios de avaliação:

i) Relevância

 

Adequação do trabalho a um dos eixos temáticos do evento, interesse para a  comunidade técnico-científica da área.

ii) Originalidade

Adequação metodológica de conceitos e técnicas para realização do workshop.

iii) Descrição da estrutura e equipamentos necessários

Só serão aceitos os workshops mediante a viabilidade da estrutura disponível.

IMPORTANTE: as informações omitidas para revisão cega deverão ser informadas. Correções de digitação, ortografia e gramática (nos campos de preenchimento e nos arquivos depositados) são de inteira responsabilidade dos autores. Lembramos que pelo menos um dos autores deverá estar inscrito para apresentação e/ou publicação do trabalho no evento.

 

2.1.5 PROTÓTIPOS

Número de páginas: 03 a 05 páginasBaixe o template

A categoria protótipos compreende a exposição de protótipos (físico e/ou virtuais) aderentes aos eixos temáticos do evento.

Critérios de avaliação:

i) Relevância

 

Adequação do trabalho a um dos eixos temáticos do evento, interesse para  a comunidade técnico-científica da área, projeto e conceito.

ii) Qualidade Técnica

Adequação do protótipo à fundamentação técnico-científica e ao projeto.

iii) Qualidade de apresentação

Se aprovado, o protótipo deverá ser exposto, acompanhado de um pôster (90 x 120cm) com uma síntese do projeto.

IMPORTANTE: as informações omitidas para revisão cega deverão ser informadas. Correções de digitação, ortografia e gramática (nos campos de preenchimento e nos arquivos depositados) são de inteira responsabilidade dos autores. Lembramos que pelo menos um dos autores deverá estar inscrito para apresentação e/ou publicação do trabalho no evento.

Será disponibilizado 1 cubo (ou equivalente) para cada proposta aprovada. Em casos excepcionais solicita-se explicitar a necessidade de cubo adicional na submissão da proposta.